sexta-feira, 6 de julho de 2012

A História de Lilith

O modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão judaico-cristão baseia-se no fragmento do ‘primeiro ego’, que seria Adão. Vários textos históricos, porém, citam uma variante, a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar buscar essa igualdade.

Não se sabe com certeza como a lenda de Lilith, a primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja. Mas nas Escrituras hebraicas podemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro e excrementos, portanto, condenada a ser inferior ao homem. No fundo, Lilith já foi criada como um demônio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade. Essa natureza satânica é, por assim dizer, uma advertência que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou o sono de Adão: Lilith, feita de sangue e saliva, é expressão de fatalidade. Nisso Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido veículo do pecado. 
O alfabeto Bem Sirá (século VI ou VII) conta que Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona: “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que ser dominada por você?  Eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.” 


E Adão, ciente da supremacia do homem, nega-se a inverter a ordem. Lilith então se descontrola, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora. Voa para as margens do Mar Vermelho, onde passa a viver com os demônios, gerando 100 demônios por dia.


 E lá se transforma e assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seus sonhos e espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai.


Encarnando o feminino negativo, transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis, Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra. 
Mas existem ainda muitas outras histórias sobre ela. Para os assírios, era considerada um demônio. Alguns estudiosos dizem que  era a mulher de Samael, da qual surgiram as imagens de Adão e Eva. No Zohar também é assimilada como a rainha dos demônios, aquela que tenta os homens. Na Kabala, pode corresponder ao 10º sefiroh, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de se contatar com Deus, sempre sujeita às tentações e frustrações constantes.



Em outras versões Lilith fugiu do Paraíso por ter se apaixonado pelo anjo da Morte Samael,quando ela chegou no Mar Vermelho,ela foi chamada por Samael para ser esposa dele.Samael queria saber todos os segredos de Deus,então Lilith lhe falou em troca de relações sexuais.Como Lilith virou esposa de Samael chegou na taxa de imortalidade e foi a primeira bruxa.Lilith é o demônio feminino das bruxarias e mãe de todos os demônios,foi então que Lilith virou concubina de Lúcifer-Príncipe do Inferno,sendo que ela é sua Imperatriz..
Em outras versões Lilith é uma vampira que mata os recém-nascidos e tenta os jovens que dormem sozinhos na noite,assusta todos e sai com um sorriso no rosto.






13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A história realmente está de acordo com os escritos da Lenda. Mas, todos nós sabemos que vindo da Bíblia, são poucos contos que são reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ne alguns veciculos da biblia fala frases muitos semalhantes a historia ,e na biblia da babelonia trocan o nome lilith para blye

      Excluir
  3. Queria , Saber mais a Respeito...
    Não foram 3 anjos que giram buscá-la para de volta ao paraíso?
    Samael anjo da Morte? Então Antes da Criação já Havia outra Rebelião.?
    Tantas dúvidas,queria esclarecelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil encontrar as respostas.

      Não sou expert em Bíblia, mas pelo que me parece a Lilith foi a primeira a se rebelar contra Deus, antes de Lucifer.

      Me corrijam se eu estiver errada, adoraria esclarecer essa dúvida, pois a bíblia em si me é muito confusa.

      Excluir
    2. 1 foi lucifer a estrela da manhã se rebelar onde queria que a glória do pai fosse dele

      Excluir
  4. gostei muito da história porém tenho uma dúvida o nome do anjo da morte não e SAMAEL e sim AZRAEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse nome muda muito com a religiao e o pais Samael e um nome que muitos conheçen agora os envangelicos chaman de lucifer e AZRAEL deve ser de outro cotidiano!

      Excluir