quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Caim é filho de Lúcifer?E que marca ele recebeu?

Todos conhecemos o que ocorreu depois da “queda” do homem, segundo o Gênesis. Adão e Eva foram expulsos do paraíso e tiveram filhos. Primeiro Caim e logo Abel. Todos sabem que “Deus não aceitava os sacrifícios que lhe dedicava Caim e sim aceitava os de Abel”. Então Caim, cheio de ciúmes, se lançou sobre seu irmão e o matou. Todos sabemos isso, sempre pensamos “que mau foi Caim”, “matou o irmão, que horrível”. Caim era mau e Abel era bom, essa é a interpretação que nos chega pelo judaísmo, pelo cristianismo e pelo islamismo. Inclusive Santo Agostinho, quando nos dá sua interpretação do mito de Caim e Abel, equipara Caim com os judeus e Abel com Cristo. Disse Santo Agostinho que os judeus mataram Cristo, assim como Caim matou Abel. Santo Agostinho, como a maioria, continua a tradição de que Abel era o bom e Caim era o mau.

Em primeiro lugar, a Gnose sustenta que Caim não foi filho de Adão, que Eva gerou seu primeiro filho, Caim, com a Serpente, com Lúcifer. A Serpente Lúcifer fecundou Eva com seu alento, sua força de vontade. Ou seja, Caim não foi um filho totalmente humano, nascido da carne. Teve algo Espiritual muito grande, porque seu pai era Lúcifer, proveniente do mundo incognoscível do Espírito.

Ao contrário, Abel foi filho de Adão e Eva, ou seja, Abel foi um filho da carne.

Temos agora uma primeira diferença entre ambos os irmãos: Caim é superior a Abel. Caim é filho do Espírito e da carne. Abel, somente da carne. Isso em primeiro lugar, agora temos que Caim não é alguém mau, é alguém superior, é alguém importante, muito mais que Abel.

Em segundo lugar, tanto Caim como Abel realizam sacrifícios ao deus criador para agradá-lo, ofertando-lhe coisas que agradam a ele. Caim sacrifica elementos vegetais e Abel, animais, como cordeiros. Segundo a bíblia, isto é o que mais agrada o criador: o sangue do animal morto e o odor de carne queimada do cadáver. Uma antiga lenda nos relata o que Abel disse, certo momento, a seu irmão Caim: “Meu sacrifício, minha oferenda, foi aceita por Deus porque eu o amo; tua oferenda foi rejeitada porque o odeias.”


Posteriormente vemos que Caim assassina seu irmão Abel. Isto é algo muito profundo porque significa que o Espírito rejeita, destrói, assassina a alma. Abel, representado como puro amor e devoção na bíblia. A alma é amor puro, não Amor Verdadeiro, mas o que conhecemos como amor, o que cremos que é o amor, o que nos dizem que é o amor, na realidade é Ódio. O Espírito é o contrário, é percebido como ódio puro, hostilidade e vingança. 

Caim,O Imortal

Em primeiro lugar, vemos que Caim foi amaldiçoado e exilado pelo deus criador. Isso, que pudera parecer castigo, para um Gnóstico é o contrário. Ser amaldiçoado e exilado pelo criador é uma honra para um Gnóstico.

Em segundo lugar, contam algumas lendas judias que o criador castigou para sempre Caim com a falta do sono, condenando-o a não poder dormir, à vigília permanente. Para um Gnóstico isso não é um castigo, mas sim um triunfo. Estar sempre desperto é uma vantagem, uma virtude, um ganho importante.

Em terceiro lugar, a bíblia diz que o criador protegeu Caim, não permitindo que nada lhe fizesse dano ou o matasse. Este é outro ponto muito interessante. Dizem os Gnósticos que o homem que se tem transformado em puro Espírito, ainda que siga habitando o corpo físico, é um imortal, um intocável. Nada nem ninguém podem causar-lhe dano, nada pode atacá-lo, já não tem medo, pois está acima de tudo e já não morre mais, ainda que não seja mais um ser vivente como os outros.

Em quarto lugar, a bíblia diz que o criador pôs uma marca em Caim, um signo para que todos o reconhecessem e não lhe fizessem dano. Antigas lendas judias dizem que esse signo era um chifre na testa. Um chifre na testa significa poder, o poder proveniente do Espírito, o poder que o distingue dos demais homens. Essa “dureza” na testa significa que o Espírito foi liberado e tomou posse do corpo, solidificando-o, Espiritualizando-o. Ninguém pôs uma marca em Caim. Caim conseguiu por si mesmo. Quando isto ocorre, a humanidade e toda a criação sentem. Este será sua eterna lembrança, a prova de seu passo pelo inferno e seu triunfo sobre ele.

Podemos encontrar distintas sínteses sobre a explicação Gnóstica do mito de Caim, no livro que temos citado do Monsenhor Meurin sobre a maçonaria. Também em Le Dieu Rouge, de Robert Ambelain e em Atheism in Christianity, de Ernst Bloch. Assim mesmo, no livro Los Mitos Hebreos, de Graves e Patai, existem dados interessantes. Também existe uma interpretação Gnóstica muito profunda sobre esse mito, em uma estranha novela que se tem divulgado na internet, intitulado “O Mistério de Belicena Villca”.     

24 comentários:

  1. A descendência de Caim esta viva, afirmo isto porque faço contato com eles.Eles vivem em cavernas, são híbridos ora serpente ora humanos como nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os decendentes de caim , morreram no diluvio na época de noé

      Excluir
    2. os decendentes de caim , morreram no diluvio na época de noé

      Excluir
    3. Você esqueceu das esposas dos filhos de Noé ..

      Excluir
    4. Não está morto não pôs ele não poderia ser morto pôs tinha a marca essa ordem foi dada pelo próprio criado

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caim foi morto por Lameque. Criar estes contos de que Caim teria algo a ver com vampiros, pé grande, Lobisomen, chega a ser hilário e cômico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu acreditava nisso, porém depois eu li os livros apócrifos ai entendi tudo

      Excluir
  4. Caim foi morto por Lameque. Criar estes contos de que Caim teria algo a ver com vampiros, pé grande, Lobisomen, chega a ser hilário e cômico

    ResponderExcluir
  5. Caim foi morto por Lameque. Criar estes contos de que Caim teria algo a ver com vampiros, pé grande, Lobisomen e etc, chega a ser hilário e cômico e acreditar neles seria se auto intitular como completo idiota.

    ResponderExcluir
  6. Caim foi morto por Lameque. Criar estes contos de que Caim teria algo a ver com vampiros, pé grande, Lobisomen e etc, chega a ser hilário e cômico e acreditar neles seria se auto intitular como completo idiota.

    ResponderExcluir
  7. Repetir comentários 4x chega a ser hilário e cômico e é se auto intitular como completo idiota.

    ResponderExcluir
  8. Só pra deixar bem claro, a bíblia fala sim que Deus colocou um sinal, segundo alguns estudos teológicos, esse sinal era uma espécie de tatuagem no braço, por último, esse sinal não concedia imortalidade a Caim, ele poderia ser morto, porém quem o matasse seria severamente castigado, Deus garantiu simplesmente que ele morreria de causas naturais.

    ResponderExcluir
  9. Se a biblia relata que quem o ferir seria... penso q ele nao morreria enquanto nao fosse 7 x 70 vezes tbm ferido por ferir de morte ao irmão que era um assassino de seres viventes ...Não tem logica uma pessoa pura ou boa como Abel matar irmãos bicho pra sua oferenda. Isso realmente for a real esse abel era um babaca.

    ResponderExcluir
  10. Caim nunca foi superior a Abel se assim o fosse não precisaria mante-lo! Pelo contrário ele sabia que o trono do verdadeiro herdeiro do Deus vivo pertencia a Abel!e a descendência de Caim entrou na arca de Noé sim atraves da mulher de Noé que era descendente de Caim! essa perseguição contra os verdadeiros herdeiros dura e continua até hj, mulçumanos palestinos árabes todos filhos da serpente querendo destronar os verdadeiros herdeiros os Judeus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer se fosse superior a Abel não precisaria mata-lo, corretor é foda

      Excluir
    2. Israel é a descendência de Abel! Israel é o povo do Deus vivo

      Excluir
  11. Gostei de saber a história de Caim e Abel

    ResponderExcluir
  12. Caim filho de satanás Abel filho de Adão caim é filho do estuprador samael sedução é estuprum em latim

    ResponderExcluir
  13. E tem mais caim e Abel são gêmeos heteropaternal duas fecundacões em uma mesma mulher feita por 2 machos isso é ciencia

    ResponderExcluir